Iniciando a categoria RPG, venho
trazer a vocês um cenário recém-descoberto por mim que me atraiu bastante
atenção apesar de não possuir uma versão traduzida para nossa língua e por isso
(injustamente), não possui tanto
destaque por aqui.
Estou falando do cenário macabro
recheado de humor negro, violência e aventuras perigosas de Warhammer Fantasy.
Tipica "guerrinha" em Warhammer. |
Para ser sincero, ainda não tive
oportunidade de experimentar o cenário nem o sistema, mas pelo que li a
respeito do universo de Warhammer já me empolgou bastante. Vamos lá!
“Resuminho” da historia das Edições:
Inicialmente o jogo foi lançado
com uma espécie de wargame com miniaturas em 1983 e somente em 1986 ganhou sua
versão de “pen-and-paper” com o lançamento de sua primeira edição nas mãos da Games
Workshop, cujo os donos eram Steve Jackson e Ian Livingstone (Aventuras Fantásticas).
A aventura inicial contava com a campanha nomeada The Enemy Within (O Inimigo Interior) onde foi bem recebida pelos
Rpgistas.
Primeira edição |
Mas a segunda edição, lançada um
tempo depois, foi considerada a melhor edição de Warhammer mesmo mantendo o
sistema semelhante ao da primeira edição, só que com correções de alguns erros
cometidos na primeira edição.
Segunda Edição |
Em 2009 foi lançada a Terceira e
ultima edição de Warhammer, renovando o sistema de regras e fugindo um pouco
dos conceitos das primeiras edições. Não foi muito aceito pelos fãs mais old do
sistema, mas serviu para trazer de volta o universo de Warhammer.
Terceira e ultima edição. |
O Sistema:
Alguns "apetrechos" da Terceira Edição |
O sistema incorpora os elementos
clássicos de um jogo de RPG Oldschool, com lances de dados com somas complexas
e uma miríade de opções para "mandar pra vala seus personagens". O
jogo inovou em vários aspectos e ainda permitia a integração do jogo de guerra
com o jogo de RPG onde seus heróis podem
lutar a frente de enormes exércitos de miniaturas usando as mesmas estatísticas
do personagem de RPG . Ainda podemos citar as maravilhosas tabelas de críticos,
tão apreciadas pelos jogadores da "velha escola". Outro elemento
fantástico do jogo são os "Fate Point", que funcionam como
"vidas extras" que os personagens podem usar para "se
livrar" de situações que de outra forma acabariam com seus personagens.
Conhecido por oferecer uma gama
incrível de profissões aos jogadores para seus personagens e por permitir um
estilo de jogo mais investigativo e diplomático o Warhammer Fantasy mescla a
mecânica de "skill based characters" com o "classe characters
builder” o primeiro mais utilizado em jogos de ficção e o outro em jogos de
fantasia.
Ficha de Personagem da Primeira Edição |
A evolução do personagem
baseia-se na aquisição de novas "Carreiras" e no desenvolvimento dos
"Profiles" e "Schemes" onde os "atributos"
aumentam em todos os novos schemes das novas carreiras, fazendo com que os
jogadores possam jogar com personagens que passam por várias profissões.
(copiado indiscretamente do blog Saia
da Masmorra)
O Universo de Warhammer:
Mapa do Imperio |
O cenário é o mais foda de tudo e
foi o que realmente me fez ter interesse em adquirir material para minhas
partidas nem que fosse para adaptar para outro sistema mais simples.
Trata-se de um universo de
fantasia medieval macabro e cruel, bem diferente do que estamos acostumados em
ver em D&D e Tolkien.
Como deve ser um dia "feliz" em algum vilarejo de Bretonnia |
O mundo onde os personagens se encontram
possui a historia um pouco semelhante ao nosso mundo, porem a humanidade não possui o domínio do globo. Os
reinos e os impérios são compartilhados entre criaturas fantásticas e
horripilantes, desde os antigos elfos malignos até demônios do Caos.
Alguns "Diabinhos" para Infernizar |
O conflito entre os reinos é
constante, onde os nobres e burgueses se inundam na corrupção e ganancia
comandando seus exércitos em constantes guerras entre si. Enquanto o povo cai
na desgraça do esquecimento, tendo que enfrentar pragas e doenças, sendo
escravos de sua própria ignorância. As pessoas são traiçoeiras e egoístas,
sendo fácil ser enganado e traído por qualquer um. A magia existe, mais não é comum e bem vista
em comunidades humanas, sendo que é comum ter pessoas caçadas e queimadas na
fogueira com hereges.
Para batalha! |
Em Warhammer, você não é um herói
invencível, mas sim um mortal como outro qualquer que pode ser morto por qual
quer coisa, ou amaldiçoado terrivelmente pelo Caos. O Caos deve ser sempre uma
preocupação aos personagens. Pois é por meio dele que os seres humanos se
corrompem, tornam-se insanos e sofrendo mutações após serem iludidos pelos
deuses do Caos que oferecem riqueza e poder a aqueles que o procuram. A fonte do caos provém de pequenas pedras que caem do céu chamadas de warpstones , que
são altamente contamináveis aos seres humanos.
Heróis? acho que não. |
Existem também diversas
organizações espalhadas pelo reino, cada uma com seus objetivos e cobiças,
desde seguidores de uma religião de bárbaros até caçadores do Caos (Witch
Hunters), ou Cultistas dos deuses malignos que querem espalhar o Caos a todo
custo.
Um pouco de Caos. |
A tecnologia é uma mescla entre tecnologia medieval e ao do inicio da era
renascentista, onde já possuía raras maquinas movidas a vapor e armar de fogo
pouco eficientes, sendo predominantes as armas medievais.
Ufa! Deu para ver nessa
“palhinha” que dei que o universo de Warhammer Fantasy é bem extenso, completo
e complexo com suas dramas e conflitos perfeitos para uma gigantesca campanha.
As Ilustrações:
Outro fator que me chamou muita
atenção foram as ilustrações do cenário, que são praticamente obras de arte nas
mãos de grandes nomes como Adrian Smith,
Les Edward, Tony Ackland, John Blanche entre outros
grandes artistas que transformaram o universo de Warhammer ainda mais real com
suas ricas ilustrações.
Adrian Smith |
Les Edwards - capa de um dos livros do RPG |
Tony Ackland |
John Blanche |
Finalizando:
O universo é gigantesco é muito
interessante e muito bem abordado no jogo e por meio de diversas crônicas em
historias relatadas em livros lançados por vários autores. Além da versão
original de mesas e de tabuleiro, universo se expandiu para uma versão em GURPS e em formato digital em um MMORPG para PC.
Gurps Warhammmer clique para ler! |
Warhammer Online clique para conhecer! |
Ainda temos um universo paralelo
futurista chamado Warhammer 40k, que por sinal é tão bom quanto sua versão
medieval.
Warhammer 40k, futurista e caótico! |
Por mais que o sistema seja considerado ruim
por alguns jogadores. Mesmo assim é digno de atenção por seu caráter histórico
e por ser realmente bom. É uma pena o jogo não ter vindo para o Brasil, mas
espero que alguma editora nacional acorde e traga essa perola para nossas
mesas.
Bom é isso, não se esqueça de
criticar e me xingar nos comentários!
Até mais!
by Crustie
Fontes:
DICA: WARHAMMER VALE DE AÇO
ótimo site em português sobre tudo relacionado ao universo Warhammer.
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